Suicídio? Você já pensou sobre isso?

O suicídio ainda é um tabu que muita gente prefere ignorar e fingir que não existe, além de falar sobre morte, coisa que ninguém nunca gosta de pensar, se fala de morte intencional. Contudo, fingirmos que o fato não é real não resolve!

Essa é uma causa que merece toda a nossa atenção, principalmente  quando falamos de pessoas jovens! Ela deve ser discutida abertamente para que cada vez mais seja possível ajudar a quem não consegue enxergar como vencer pensamentos suicidas. É preciso entender e difundir a ideia de que o suicídio não é uma saída, COM CERTEZA NÃO É UMA OPÇÃO PARA SOLUCIONAR A DOR. O fato é que ele é um grito de socorro, uma ideia ou planejamento de uma pessoa que não tem o suporte para identificar uma saída real em vida.

O que chama atenção quando pensamos nesse tipo de situação é que muitas vezes a pessoa que tem pensamentos suicidas dá dicas sobre seu próprio estado,  nos diz frases como: vocês não vão me ver mais, eu não tenho mais certeza da vida, prefiro que Deus me leve, entre outras… (FIQUEM ATENTOS AQUI), essa é uma boa hora de ajudar essa pessoa. 

A maior parte dos casos de suicídio acontecem secundário aos transtornos mentais (estima-se que em torno de 90% dos casos sejam devido a doenças da nossa mente) e o melhor a fazer quando você identificar uma pessoa com esse tipo de pensamento é ajudá-la a buscar uma nova saída! Sugestões: converse com ela dizendo que você está disposto a buscar uma ajuda em conjunto, que elas existem, incentive-a a procurar alguém que possa contribuir para que ela mude seu pensamento, inclusive levando-a ao médico.

Precisamos saber e informar a todos que é possível resolver, é possível encontrar outra saída, por pior que seja a situação.

Por: Thaíssa Cruvvinel – Médica Psiquiatra.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s