Vigorexia – Série transtornos Alimentares

Vigorexia, ou transtorno dismórfico muscular, um subtipo do transtorno dismórfico corporal, é um distúrbio já classificado como uma das manifestações do espectro do transtorno obsessivo-compulsivo. Em certos aspectos, vigorexia e anorexia nervosa são desordens semelhantes, na medida em que interferem na visão desvirtuada que os portadores têm do próprio corpo. Diante do espelho, anoréxicos esquálidos e desnutridos se enxergam obesos, e os vigoréxicos se veem fracos, magrinhos, franzinos, apesar de fortes e muito musculosos.

Quando uma pessoa tem vigorexia, ela pode recorrer a uma rotina exagerada de exercícios físicos, afetando sua vida social, familiar e profissional. É comum, por exemplo, que o indivíduo se afaste das pessoas de seu convívio, pois seu foco está direcionado unicamente à prática de exercícios físicos.

A vigorexia causa sofrimento físico e psicológico, tanto ao paciente quanto às pessoas que estão ao seu redor. Além disso, pessoas que têm vigorexia podem fazer uso de substâncias como esteróides, que são proibidas devido aos seus perigosos efeitos colaterais.

Por mais que a vigorexia seja uma doença ocasionada por um distúrbio de autoimagem, o tratamento dessa condição de saúde requer um tratamento multidisciplinar, pois além de ela afetar a autoestima e a forma como o indivíduo se enxerga, também pode ser necessário que o paciente tenha necessidade de fazer uma reeducação alimentar, devido às restrições que se impôs no intuito de alcançar um corpo mais musculoso.

Também pode ser necessário acompanhamento com um médico do esporte para tratar possíveis lesões causadas por excesso de exercícios físicos. Além disso, como muitos pacientes também fazem uso de substâncias ilícitas, como esteróides e anabolizantes, pode haver a necessidade de o paciente realizar um tratamento com um endocrinologista para equilibrar seus hormônios e reduzir os efeitos colaterais da interrupção do uso desses medicamentos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s